PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS2039

[1793]. Carta anónima enviada a um correspondente não identificado.

ResumoCarta a denunciar o que fizeram um soldado, um escudeiro e um outro rapaz nas festas de veneração a S. Brás no convento de S. Francisco. No segundo fólio, existe uma nota fazendo referência ao frade Manuel Baltazar, possivelmente o autor da carta.
Autor(es) Anónimo89
Destinatário(s) Anónimo90            
De Portugal, Bragança, Chaves
Para S.l.
Contexto

Dentro do fundo do Tribunal do Santo Ofício existem as coleções de Cadernos do Promotor das inquisições de Lisboa, Évora e Coimbra. O seu âmbito é principalmente o da recolha de acusações de heresia. A partir de tais acusações, o promotor do Santo Ofício decidia proceder ou não a mais diligências, no sentido de mover processos a alguns dos acusados. Denúncias, confissões, cartas de comissários e familiares e instrução de processos são algumas das tipologias documentais que se podem encontrar nestes Cadernos. Quanto ao crime nefando e à solicitação, são culpas que não estão normalmente referidas nestes livros.

Suporte meia folha dobrada escrita nas duas faces.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Fundo Inquisição de Coimbra, Cadernos do Promotor
Cota arquivística Livro 412 (Caderno 120)
Fólios 257r-v
Transcrição Leonor Tavares
Revisão principal Ana Rita Guilherme
Contextualização Leonor Tavares
Modernização Catarina Carvalheiro
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2008

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Tudo o q ja relatei a VSa foi no dia 3 de Febro do prezte anno em huã solemnide q se costuma fazer no Convto de S Franco da Va, e Praça de Chaves, aonde concorre mto concurço de povo, a Venerar a Imagem de S Braz; os dos asima referidos fizerão tais dezordens q chegarão a benzer exorcizar a agua benta q esta na pia da Igra do do Convto, e sendo estranhado pelo povo, este deu pte ao Pe Prezidte do do Convto, e reprehendend os da tal açção q hera oposta a religião o descompozerão alta, e pederozamte, e não satisfeitos so disto Forão ao poço, q esta no forte de S Franco tão bem fizerão a ma siremonia q testemunhas forão do Segundo facto João, e Anna sua mer moradores junto do mo Poço, e do q sucedeo nesta Igra foi Patente a mta gente E juntamte a ma gente q na Igra estava se queixou q fizerão escarna de huã Imagem do Sto Anto, q esta em huã Capela do do Convto etc


Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases