PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR1558

1701. Carta de Bernardo [Baptista] da Silva de Meneses para o padre Manuel de Brito Soares.

ResumoO autor informa o destinatário sobre processo de publicação da carta de banhos de José Vieira da Silva.
Autor(es) Bernardo [Baptista] da Silva de Meneses
Destinatário(s) Manuel de Brito Soares            
De Portugal, Valença, Caminha
Para
Contexto

Processo de casamento de Inês Lopes da Silva, natural de Maiorca, com José Vieira da Silva, natural de São João de Luzim, no Porto.

Residente em Coimbra havia muito, José Vieira da Silva teria habitado em Caminha anteriormente, pelo que pretendeu publicar os seus banhos de casamento nessa vila, por intermédio de um antigo colega. No entanto, a dificuldade em encontrar pessoas que ainda o conhecessem em Caminha complicou o processo e atrasou a emissão da autorização do casamento, o que acabou por levar os noivos a pedir licença para casarem sem essa certidão, mediante o pagamento de uma fiança.

As duas cartas que constam do processo de casamento (PSCR1557 e PSCR1558) parecem dizer respeito às diligências feitas para publicar os banhos em Caminha.

Suporte uma folha de papel dobrada, escrita na primeira face.
Arquivo Arquivo da Universidade de Coimbra
Repository Cúria Diocesana de Coimbra
Fundo Câmara Eclesiástica
Cota arquivística Processos de Casamento, Anos 1693 a 1702, "Processo de José Vieira da Silva e Inês Cruz Lopes da Silva", [Dep.III - 1ª Secção E - Est.18 - Tab.2 - Nº1B]
Fólios [5]r
Online Facsimile não digitalizado
Transcrição Maria Teresa Oliveira
Contextualização Maria Teresa Oliveira
Modernização Catarina Magro
Data da transcrição2016

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Não respondi a vmce pello mosso, por o querer fazer a reculucão do parecho e reitor desta Va sobre se correrem os banhos, em q vm me escreve de q se lhe moveo o escruplo de se não conheser, sogeito nen- dos nomeados nelles, nesta Va e como me pareseo assim, o não obrigei a mais, dezejando, eu, em tudo darlhe a vmce gosto se nao minha mão estiver este par em todos os do servico de vmce não faltarei em tudo o mais q se lhe oferessa me achara vmce sempre a maior vontade Ds gde a vmce mtos annos Ca maio 11 de 1701

Amo e sdor de vmce Bdo Ba da Silva de Mezes Sor Rdo Mel Brito Soares

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases