PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR1427

1660. Carta de mestre Sebastião Pereira de Frias, engenheiro militar, para [Luís Álvares de Távora, conde de São João da Pesqueira].

ResumoO autor pede ao destinatário que conceda ao portador da carta licença para sair do país.
Autor(es) Sebastião Pereira de Frias
Destinatário(s) Luís Álvares de Távora            
De Portugal, Guimarães
Para S.l.
Contexto

Processo relativo a Pedro Guterres, mercador, cristão-novo, natural de Vila Flor e aí residente, preso pela Inquisiçao de Coimbra a 4 de junho de 1660. A presente carta, encontrada na posse do réu no ato da sua prisão, revela a sua relação com personagens ligadas à Casa Real. É o caso de Sebastião Pereira de Frias, por cujo intermédio o réu pretendeu obter da parte de Luís Álvares de Távora, conde de São João da Pesqueira – à data destacado no Norte de Portugal como dirigente militar –, licença para deixar o país, com o intuito de passar a Madrid, sob o pretexto de ali tratar de negócios. Em presença do inquisidor, Pedro Guterres declarou nunca ter saído do reino, porém, a avaliar pelo teor deste documento, a sua fuga do país poderia estar iminente.

Suporte uma folha de papel dobrada, escrita no rosto da primeira face.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Fundo Inquisição de Coimbra
Cota arquivística Processo 4613
Fólios 9r
Socio-Historical Keywords Catarina Magro
Transcrição Ana Leitão
Revisão principal Catarina Magro
Contextualização Ana Leitão
Modernização Catarina Magro
Data da transcrição2015

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Sor Conde de S João

Que V Xca goze a saude q este criado lhe deseja sera o q mais estimarei Cheguei a esta Va de Gimarains donde achei o mestre de Campo Alvaro de azevedo q me deu inteira conta do estado En que as fortificasoins estão; E me persuadio a que não pasase sem as ver, E asi me parto na Volta de Vianna E dahi a Ponte de lima E en toda a parte me tera V Xca sempre pronto a seu serviço o Portador he Pero Guterres de Villa flor mercador tem hum negosio persizo Em madrid como manifestara a V Xca a quem pesso não o encontrando o serviço de sua Magde que Deos gde Consederlhe licença pera fazer a dita jornada nosso sr gde a V Xca como este criado lhe dezeja gimarains 6 de março de 660

Criado de V Xa Sebastião pra de frias

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases