PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS0281

[1817]. Cópia de carta de Nicolau Murta, oficial da Secretaria Inglesa, para sua mulher.

ResumoO autor despede-se da mulher pouco antes de cometer suicídio perante a iminência da sua condenação por insolvência.
Autor(es) Nicolau Murta
Destinatário(s) Anónima7            
De Portugal, Lisboa
Para S.l.
Contexto

Nicolau Murta, antigo sargento da Guarda Real da Polícia de Lisboa e depois empregado da Secretaria Inglesa, devia a Manuel Francisco Furtado o valor de 2.011 réis, correspondente aos «soldos vencidos» de vários meses. Por meio de carta, Nicolau Murta tentou protelar indefinidamente o pagamento ao seu credor. Quando tomou conhecimento da existência de uma ordem de prisão em seu nome, suicidou-se. Do processo da Casa da Suplicação, para além das três cartas escritas por Nicolau Murta a Manuel Francisco Furtado, consta ainda uma cópia da carta de despedida endereçada à mulher e feita pelo tabelião, Feliciano José da Silva.

Suporte meia folha de papel escrita no rosto.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Casa da Suplicação
Fundo Feitos Findos, Processos-Crime
Cota arquivística Letra N, Maço 1, Número 35, Caixa 2, Caderno 1
Fólios 38r
Transcrição José Pedro Ferreira
Revisão principal Cristina Albino
Contextualização José Pedro Ferreira
Modernização Clara Pinto
Data da transcrição2007

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Minha rica Filha

eu tenho o desgosto de te deixar com a minha vida, e saberás que Manoel Francisco Furtado, em primeiro lugar, e Ricardo Joze Murteira em segundo, bem sei que de nada saber aprezentarás a incluza Carta a Sua Excellencia, onde vai a chave do meu Escriptorio, onde se achão os Recibos de Sua Excellencia, do Brigadeiro Arbuthnot, do Coronel Suvell, e do Doutor Wynn, e falla mesmo com Sua Excellencia, e lhe entregues a Carta incluza, pois he pessôa de quem deves esperar pela Sua bondade, todo a favor; a minha morte he certa em hum minuto, porque he melhor que a vergonha Nicolau


Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases