PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR1163

1580. Cópia de carta de Mpangu Nimi-a-Lukeni lua Mvemba, aliás D. Álvaro I, rei do Congo, para o rei Dom Henrique.

ResumoO autor protesta contra as medidas tomadas relativamente a Frei Gaspar da Graça e queixa-se do provisor Francisco Barbudo.
Autor(es) Mpangu Nimi-a-Lukeni lua Mvemba, aliás D. Álvaro I, rei do Congo
Destinatário(s) Dom Henrique            
De África, Reino do Congo, São Salvador
Para Portugal, Lisboa
Contexto

As cartas PSCR1153, PSCR1154, PSCR1155 e PSCR1163 encontram-se no processo de Gaspar da Graça, frade da ordem de Santo Agostinho, preso em 1580, em S. Tomé. Gaspar da Graça era amigo de D. Álvaro I, rei do Congo (1568-1587), e seu aliado no conflito que o opôs ao provisor Francisco Barbudo e ao bispo de S. Tomé. Foi neste contexto que Gaspar da Graça foi preso, sob a acusação de, diante do rei D. Álvaro e de outras pessoas, ter afirmado que "o dito rei era vigário geral da igreja em seu reino e podia pôr e tirar provisores e vigários à sua vontade como superior que era", bem como de ter pregado que "os letrados não podiam errar". O processo de Gaspar da Graça inclui outras cartas, fundamentalmente de natureza processual mas de grande interesse para o estudo desta problemática histórica. O conflito entre o Rei do Congo e o bispo nomeado pelos portugueses teria novos desenvolvimentos nos anos seguintes, em particular com a criação, em 1596, da Diocese de Angola e Congo, no reinado de D. Álvaro II (1587-1614).

Bibliografia:

Horta, José (1997) Africanos e Portugueses na documentação inquisitorial, de Luanda a Mbanza Kongo (1596-1598), sep. Actas do Seminário “Encontro de Povos e Culturas em Angola” - [Lisboa] - Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1997) pp. 301-321

Chantal, Luís da Silva, "Jogos e interesses de poder nos reinos do Congo e de Angola nos séculos XVI a XVIII" - http://cvc.instituto-camoes.pt/eaar/coloquio/comunicacoes/chantal_luis_silva.pdf.

Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Fundo Inquisição de Lisboa
Cota arquivística Processo 2938
Fólios 119r
Online Facsimile http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2302871
Socio-Historical Keywords Teresa Rebelo da Silva
Transcrição Teresa Rebelo da Silva
Revisão principal Raïssa Gillier
Contextualização Teresa Rebelo da Silva
Modernização Raïssa Gillier
Anotação POS Raïssa Gillier
Data da transcrição2015

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

mto Alto e mto poderoso Rey dom Amrrique meu irmão. o pe fr gaspar da graça da ordem de santo Ago he pesoa a q tenho mtas obrigaçõns p mtos serviços q a ds noso sor nestes Reinos fez sua doutrina letras e virtude pq pasa de dous annos q nelles prega o evangelho de xo alumiando tanto as almas como se nelle estiverã mtos de q eu não fiquo pouquo satisfeito e pareçendome q pudesse estar mais tempo pollo gosto particular q de sua doutrina reçebia por emvenção estranha mo tirarão de mỹ e nesta çidade esta frco barbudo q ora serve de provisor homem perjudiçial e inquieto como v A se pode emformar mais largamente de martim glz ou de diogo salema ou de luis peres meu embaixador pq foi ja preso por mandado d el Rey dom sebastião q ds tem em gloria e mandado a esse Reino a recado e per sentença saio q a estes reinos mais não tornase p ser causa de grandes inquietações. o qual frco barbudo não trata mais q agravar homẽs de verdade e bons religiosos p ser imigo della e da virtude e o pior he q sem causas q possam obrigar avisa ao perlado q dẽe mtos desconçertos e deshordẽns. e com força de escumunhões faz desterrar e apartar de mỹ bons Religiosos e quietos saçerdotes pes meus spirituais de mtos annos de q reçebo grande desconsolação. pelo q peço a V A q acuda a isto como Rey tam catolico e zelador de toda boa ordem pera q este provisor seja castigado rigor e desterrado destes reinos onde tão pouquo serviço faz a ds noso sor como he notorio. e ao pe frey gaspar aguardeça V A os serviços q neste Reino a elle e a my fez pq se por mỹ fora sempre o tivera comigo. noso sor a vida e Real estado de V A acreçente p largos annos.


Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases