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Maarten Janssen, 2014-

PSCR0324

1663. Carta de Abraão Israel Fróis para Simão Mendes de Almeida, mercador.

SummaryO autor, citando constantemente a Torah, aconselha o destinatário a não abandonar o judaísmo.
Author(s) Abraão Israel Frois
Addressee(s) Simão Gomes de Almeida            
From Holanda, Amesterdão
To Inglaterra, Londres
Context

Este processo diz respeito a Simão Gomes de Almeida, cristão-novo, de 35 anos de idade, acusado de judaísmo. O réu era mercador, filho de Francisco Carvalho e de Brites Gomes, casado com Guiomar Serrana, também cristã-nova, e morador em Londres. Quando o réu tinha 12 anos e vivia com os pais na Guarda, conforme testemunhou, o pai falou-lhe na Lei de Moisés, dizendo-lhe que devia fazer o jejum do dia grande que vem na lua de setembro, os três da rainha Ester que vêm na lua do mês de março, e que jejuasse sempre que alguém morresse. Disse-lhe também que depois do jejum não poderia comer carne e que não devia trabalhar ao sábado, devia vestir camisa lavada à sexta-feira à noite, não devia comer porco, lebre, coelho ou peixe sem escama, entre outros rituais judaicos. Assim, declarou-se judeu e viveu vários anos como tal. Após a sua ida para Londres, apercebeu-se de que desejava ser cristão e decidiu converter-se, tendo disso avisado frei Cristóvão do Rosário, religioso da Ordem dos Pregadores e Pregador da Rainha de Inglaterra, também residente em Londres. As cartas do processo foram entregues como prova disso mesmo.

O réu tinha quatro irmãos e uma irmã: Diogo Carvalho, mercador, casado com Grácia Mendes, António Carvalho, viúvo de Isabel Dias de Almeida, Francisco Carvalho, mercador, casado com Grácia Fernandes, Ayres Carvalho, mercador, solteiro de 24 anos de idade, e Guiomar Serrana, casada com Manoel Gomes Lisboa, mercador. Diogo Carvalho, foi o primeiro a ser preso pela Inquisição, pelo que os outros ainda tentaram fugir. No entanto, Manuel Gomes Lisboa, Francisco Carvalho e a mulher foram apanhados a caminho de Castela. Mencionado como judeu em processos de judaísmo de alguns familiares e amigos, o réu optou por se apresentar à Inquisição com as cartas que havia escrito e recebido; queria assim provar a sua conversão ao cristianismo após a ida para Londres. Julgava que, apresentando-se, poderia conseguir o perdão e alguns benefícios na sua volta a Lisboa com a família, o que de facto aconteceu. Em auto-da-fé de 23 de julho de 1664 o réu foi sentenciado a abjuração em forma, instrução na fé católica, penitências espirituais e pagamento de custas. Cinco dias depois, foi solto.

Support uma folha de papel dobrada, escrita em todas as faces.
Archival Institution Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Collection Inquisição de Lisboa
Archival Reference Processo 2836
Folios 47r-48v
Online Facsimile http://digitarq.arquivos.pt/details?id=2302767
Socio-Historical Keywords Maria Teresa Oliveira
Transcription Leonor Tavares
Main Revision Clara Pinto
Contextualization Leonor Tavares
Standardization Clara Pinto
Transcription date2016

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Simão Gomes d almda Anstram Veadar 13 5423 Mco 28 21 663

Posto q pr escripto não haja precurado estes tempos novas de Vm não falto a minha obrigacão em as saber precurar das pessoas que dessa cide vem, e mas dão da saude de Vm; relatando tambem cauzas q me dão motivo pa as aver de apontar a Vm; poes fora eu faltar as rezons tão obrigatorias como são as da lei san-gue e amizide quando a Vm lhas não propruzera cada huma dellas per si tão forçoza q se me não pode imputar atrivimto; e por eu tambêm ter experimentado em VM tão bom natural e prudensia ajuda a esta minha con-fiança.

Disse q estando Vm fora do rigurozo e tirano jugo da inquisisão e sendo verdro Israelita não observa publamente a lei sancta que O Snr Do mundo (Louvado seja pa todo sempre seu sancto nome) nos deu no monte de Synai e q nossos ascendentes jurão e affirmarão observar asi em seu nome como de seus suscessores gde e temeroza. Snr he esta propozicão, a que respondi q do animo de VM conhesia eu corresponder sempre as obrigacõs de verdro hebreo, e q na mesma forma avião de corresponder sempre as obrigacõs deste nome, a que me replicarão que não bastava animo qdo avia lei q se devia observar, lugar e tempo sem reçeio e en confir-masão de tão magnifesta verde me apontarão tantas razõs q fora querer eu alcansar o mar o querellas relatar neste papel algumas comtudo apontarei pa Vm mesmo julgar o qto convenserão minha reposta q dis em abono de vm

He o pecado da idolatria tão atrox nefando e abominavel q aquelle que o comete he como que aquelle que o comete he como se negara toda a lei e ainda não cometendo em acto exte-rior, mas vocalmte deve ser apedrejado, e faltando a prova he talhado pello snr Bendito logo aquelle que não a abominar que he observando a lei Sancta antes de a entender que he de diferente religiam fiqua cometendo este tão grave pecado, e encorrẽdo na infalible penna delle poes fiqua recebendo outro maes q n Snr Bendito.

Bem clara he esta verde q por tal a conhesseo ainda hum gentio convertido(na-haman privado d el Rei de Aran o qual pede lhe perdoe O Snr Bendito o pecado que cometesse indo com seu Rei a caza do Idolo Rimon não se podendo excuzar Reg lb 2 cp 5 versso 18 e maes não era com animo e vontade logo sendo em qualquer modo adoracão e decla-racão de boca se fiqua cometendo o grave e torpe pecado de idolatria

Sadra E Mesech e Eabed bem podiam escapar a vida com fazerem fingida ado-racão a estatua de nebucodenosor, mas não quizerão uzar de tam torpe meio poes fiquavam incorrendo em tal crime não os livrando a tencão vontade e animo de não adorar de cora-cão, o mesmo obrarão os sete Machabeos, Daniel, e o Pontifice Eleazer

Porq o precepto não tenhaes Deozes alheios diante mi exod cp 20 vss 3 lhe insinava que isto procede ou adoração seja de coracão ou não confirmado com o outro com o outro preceito que nos insina não mireis aos idolos Levit 19 vss 4 de sorte que com qualquer humilhasão se incorre neste pecado como nos insina tambem outro preceito exod cp 20 não te humilhes a elles, e ainda tirar o chapeo zombando como nos insina o grande Hagam Isach Athias na declaração deste precepto.

E por este ser o fundamto principal da Lei Sancta he emcomen-dado nella este precepto 44, De sorte que O Snr Bendito a fonte da Piedade manda que se não apiade do Idoletra, e este he o que em qualquer forma ou modo der adoracão a Deozes e idolos outros em tanto que nem por zombaria se pode nomear o nome da idolatria como temos per preceipto exod cp 20 versso 13 nome de outros deozes não nomeeis.

E em q forma esteja o que estiver incircuncezo se veda reco-mendaçam deste divino preceito genesis cp 17 verso 14, e êmqto se não tiver a elle obedecido padeçe alma e corpo a maes triste e lamentavel tragedia que se pode considerar e so como obediencia e execusam delle se recebe toda a prefeicão, e bem se mostra esta infalivel verde poes na encomendanca delle a Abraham, Nosso pae lhe diz o Snr Bendito se prefeito, e antes disso lho não avia dito tendoo co-municado de antes tantas vezes - genes cp 17 versso 1o e 2o

E da dilacão na execusão deste preceito se ofende tanto a divina Magde que ao não circuncidar a mer de Mose com tanta pressa a seu fo executara nelle o Anio a morte qdo lhe sahio ao encontro exod cap 4 versso 25 esta o incircun-cozo inhabal de poder fazer paschoa exod cp 12 vsso 49 porq se reputa o tal por ido-latra gentio e não por Israelita; e he tão divino este precepto q por elle se quebranta sabbat por esta tão excelente insignia nos apartamos das maes gentes, e recebemos a prefeicão espiritual por meio da qual nos asiste A divindade.

Eis aqui Snr quam arrados andavamos os que asistiamos na Espanha entendendo que o animo ou atenção nos livraria de tão torpes delictos e que nos poderi-amos salvar sem ter este Sancto firmamento e quanto maior ainda sera a cigeira dos que ainda durarem nesta damnada e infernal opinião, poes a observantia da Lei Divina como prefeita não recebe meios pa que nesta ou naquella pte se ob-serve ou nesta naquella me livre, O Snr Do mundo descubra nossos olhos pa que vejamos as maravilhas de sua Sta Lei e nos mostre seus caminhos pa an-darmos na verde della como pede Daniel ao mesmo Snr no pselm 119

Grave he o crime da ingratidão mas este o fiqua sendo ainda mto maior quanto o he a pessoa contra quem se comete, não se livrara desta tão inorme culpa quem livre do fogo, dos Caldeos se não mostrar agradecido ao Snr Do Mundo em observar sua Lei Sancta seguindo o exemplo de Abraham nosso pae que livre deste fogo então logo na observancia do precepto da circun-cizão e do de sacrificar seu fo e em todos os maes preceptos que observou Gen cp 26 vss 6 se mostrou a seu Criador tão agredecido qto fiel e obediente.

He Snr mizericordiosa e fatal infirmide do juizo e fernezi delle não conheser esta verde maiormte a vista do exemplo que nossos sabios trazem daquelle que lavandosse da imunditia fiquava ainda na mão com a serpen-te e asi imundo sempre por maes agoas com que se lavasse, e asi por maes que cada hum queira dizer he Israelita emquanto o não for como por Lei he obrigado, fiqua sendo somente idolatra perversso, e gentio com dor intrinseca de meu coracão estou reppondo esta verdade tam infalivel a vista do tempo tão mal logrado q pasei em aprender Leis, devendoo sómte pasar no deprendimto e observantia da lei sancta, sem me valer desculpa alguma poes a não ha, nem pode haver pa se deixar o divino e se abracar o humano contra o preceito deutoron cp 6 amaras a A tu Dio com todo teu coracão com toda tua alma e com todo teu dever que he deixar honra, vida, fazda pello Criador dos Ceos, e terra que he so o sumo e verdro bem.

E pa maior confuzão minha mo provarão ainda com o cazo que se refere no livro 2o reg cp 17 vss 41 e 42 daquellas gentes que dezião temião al Dio bendito mas serviam aos idolos o que lhe não valia antes fiquão pecando maes torpemte por ser pecado asinte feito e não por erro eis aqui Snr a nossa grande mizeria dos q tanto tempo asistimos no egito de Por-tugal, ou pa milhor dizer entre as idolatrias de tão diabolica babilonia, e ainda mto ma-ior e que não fiquara sem castigo dos que nela preseverarem.

Consideresse a inconstancia da vida, e que esta falta qdo menos se imagina e que vem a ser totalmente cegos os q por esta rezão os que diserem vollo ei ainda a fazer e faloei em breve como se este tal fora snr de sua vida e não O Snr bendito que lha pode tirar quando for sua divina vontade, e elle menos o imaginar. Bem servos e favorecidos erão do Snr Bendito Mo-se e Heron e maes não entrarão na terra Sancta e quem deria que nella não aviao de entrar sendo as cabecas do Povo e seus governadores, qto maes se podera dizer pellos q estiverem sendo ido-letras; q são os que não observarem a Lei sancta, pa não merecerem alcansar qdo quizerem o bem de que voluntariamte se privam a si mesmos.

E que haja respeito humano que atropele o divino que por substentar fazda ou augmen-tada deuxe cada hum de fazer sua obrigacam na observancia da lei divina, persuadindosse cega e torpemente que se o fizer lhe vira a faltar esta fazda grande mizeria esta e digna de todo o sentimto poes nesta forma a vm a negar totalmte a providencia Divina, o premio a virtude, e o Castigo ao delicto, poes a observantia da lei divina he a que tras comsigo todos os bens esperituais e corporais assi o mel damos todos os Dias na semaa Deutoron cp 6 vsso 3, e o sr bendito nos ha de abiliguar em a fome como diz david psalm 33 e nunqua ha de dezemparar seu povo nem deixar sua heredade como Diz o mesmo David psalm 100 e devemos considerar que o homem não vive no pão senão principalmte na lei e palavra do Snr Bendito deutoron cp 8 e eis aqui Snr quam cego andei e ignorante o tempo que pasei sem me vir meter debaixo do gremio da Divindade

se vemos que os maos florecem em bens he certo, ser pa sua total ruina como nos ensina David psalmo 92 ermolecem malos como herva; e dando a rezão dez que he pa serem destruidos hasta sempre, e este sempre se entende assi neste mundo como no outro pa alma.

Porque de outra sorte he andar sempre coxeando, porque se O Snr Do mundo he o Snr verdro como he seguillo e não tomar por elle abaal, queixa que o Profecta Elias deu aos inpios do povo Reg lb pro e cp 18 vs 21, e na verde que destes devemos ser os descendentes poes tanto seguimos suas pasadas O sr Do mundo nos torne en contricam pa que choremos como David tão torpes pecados e offensas contra sua Sta Lei cometi-das, e ainda pede maes lagrimas de sangue este sentimto a vista do q obrrão algũs gen-tios vindosse meter debaixo do verdro estandarte e os q são Israelitas e a tal obrigados o não fação ora snr he o certo q no Valle de josepha se hão de ver mtos arrependidos sem isso lhe valer.

Affirmo a Vm q me meteo ainda mto por dentro o cazo q pa este mesmo intento me trouxerão de Ame-lech sen cp 20 vsso 6 onde O Snr do Mundo lhe diz que o guardou pa que não ofendesse logo avendo contra elle offensa de se não observar sua Lei Sancta, considere Vm se he dezempa-ro de sua divina mão merecido castigo de tal pecado o mesmo se ve no cazo que por pecado do Impio Acdão , Reg lb 1 cp 22 vs 20 O Senhor Bendito disse quem ira enganar a Acabh eis aqui Snr o castigo dos idoletras que he o preseverarem ainda em suas idoletrias e não abrirem os olhos pa o considerarem, e taes vem a ser os q não estão sendo Israelitas debaixo de observantia da lei divina, e como choraremos nossos pasados sepultados na idolatria, poes não choramos a nos mesmos sahidos della, consideremos nosso fim e conta estreita que emos de ir dar, e com isso não continuaremos com tropecos nem cahiremos em barrancos tão perigozos como são os d alma.

A Lei snr he a verdra felicidade o maes certo e riquo thesouro, a maes segura e fir-me esperanca, a maes excelente docura d alma como diz David psalmo 19

Snr do mundo atendendo ao infinito de suas mizericordias e piedades nos deixe conheser esta verde e alcansar esta graça pa que deixados os respectos humanos que são enganadores, torpes vãos e momentaneos sigamos os divinos. eis aqui Snr por maior o q me responderão vocalmte convencendome tam claramte na reposta que dei em sima que dei em abono de VM, e pa eu me valer melhor desta doutrina aa pus por escrito e por este ser pa mim o maior regalo d alma e não uzara eu como proximo qdo o não repartira e comunicara com as pessoas a quem amo, como he a de VM a quem Deveis toda felicide e pa mim sera sempre gde empregarme em seu serco Dandome VM novas suas de que farei toda a estimassam Gde Deos a Vm como pode eta

Svo de VM Abraham Israel Frois


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