PT | EN | ES

Main Menu


Powered by TEITOK
© Maarten Janssen, 2014-

PSCR1690

[1728]. Carta de [frei João da Madre de Deus], religioso, para [Dona Antónia Maria].

Author(s)

João da Madre de Deus      

Addressee(s)

Antónia Maria                        

Summary

O autor queixa-se da vida no convento, longe da destinatária e suas filhas. Pede informações sobre uma intriga que o envolve, agradece um "sinal de amor" que recebeu e pede um novelinho de linhas na próxima encomenda.
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Minha Mai do meu coração Não repare VMce em ser tão bravo nas minhas cartas, porque estes frades desde q amanhece athe as des horas da noite nunca me deixão, e pa fazer estas he necessario fechar a porta por dentro. VMce me recomenda q me divirta; E que divertimto posso eu ter ausente de minha Mai, e de minhas Irmans, velas, e falar com ellas me diverte, e tudo o mais me en-tristéce; Creiame q lhe falo Verde, q por esta causa lhe disse ja mtas veses que andava enfeoitiçado.

Pessolhe mto me diga, e me explique essas embrulhadas em que me fala acerca do sor Mel Roussado, porq qro saber de quem me hei de acautelar, e prometo guardar segredo, e não me mostrar queixoso, porq não entendo o q me dis, nem posso dar no amigo q me embrulhou; Espero me mande diser o q isto he.

Emqto acha ser penar infernal malvada, e diabolica, diga o q quiser, porq espero ouvir ainda diser q morreo com a lingua presa co-mo morreo a Irman, porq não poude ja ds sofrer a soltura da sua lingua; Divirtasse com o mirrado Carquilho, porq ambos tem o mesmo genio e de ambos espero verme vingado. Emqto ao casamto de Luis Machado não me descuidarei em havendo ocasião, no q faço a maior finesa porq depois q vim ainda não fui à Casa dessa molher nem fasia tenção de hir; E so Irei a esse fim. Agradeço o sinal de amor q veio dentro da Roupa e venha sempre dentro alguma coisinha, por pouco q seja; A todas minhas Irmans, e especialmte a Ines mto me encomendo; Mandeme hum novelinho de linhas, pa coser alguma coisa qdo me for necessario. E aDs q não posso mais.

De VMce Fo mto Amte e obediente. F J M Ds

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Download XMLDownload current view as TXTSentence view