PT | EN | ES

Main Menu


Powered by TEITOK
© Maarten Janssen, 2014-

CARDS2029

1765. Carta de José de Almeida Furtado, padre, para [João Rodrigues dos Santos], abade.

Author(s)

José de Almeida Furtado      

Addressee(s)

João Rodrigues dos Santos                        

Summary

O padre José de Almeida Furtado escreve ao abade João Rodrigues dos Santos para lhe contar as informações que conseguiu apurar do testemunho de algumas pessoas (incluindo o seu sobrinho) sobre o procedimento e a origem da família de José Pais.
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Rdmo Sr Abbe

Em observancia da Comissam de vmce, da pte do sto officio, me Informey do cazo, q a vmce foi proposto, e achei o seguinte. Franco d Almda Soltro, fo d Mel de Almda Furtádo, defunto, deste Luguar de Contensas de Simma fĩga de S Thiaguo de Cassurraens, Bispdo de Vizeu = disse que em o dia tres de Aguosto do prezente anno de 1765 ouvira dizer a Joze Paẽs do mo Luguar, q Ma Cabral, mer de Lourenço de Almda, do mo Povo qdo hia á via sacra, Hia fazer Serviço ao Deabo.

Franco Lopes, do mo Luguar, disse, q ouvira dizer ao do Joze Paẽs, q qdo Maria Cabral Refferida ia á via Sacra, ia fazer Serviço ao Demonio, e q a geraçam do do Joze Paẽs, era Infamáda, de ser da geraçam dos Rabinos, id est de sangue Hebraico, tanto, q elle do- Franco Lopes, lançára em rosto a seu Pay, e q the o prezente lhe nam Levaram Injuria, e q a da Infamia lhe vinha pella pte de sua May Jeronima Paes, nal da Povoa da Rainha Bispdo de Coimbra.

Vallemtim d Amal do mo Povo, = official de çapateiro disse, q o do Jozé Paes disséra a Ma Cabral, q qdo servia a Ds lhe metia o Diabo tentaçoins; pa blasphemar dos vezinhos eta Eu O Pe Joze d Almda Furtado, antes desta Infor-maçam tambem thinha ouvido, ao Refferido - Franco d Almda Çapateiro, q no dicto dia ouvira ao do Jozeph Paẽs, q qdo a da Ma Cabral ia á via Sacra ia fazer Serviço ao Deabo; E sempre ouvi dizer, q a geraçam do do Joze Paẽs, por pte de sua May Jeronima Paẽs, q procedeu da Povoa da Rainha, frga de S Sobastiam de Cativellos Bis-pdo de Coimbra, hera Infamáda, de sangue hebrai-co, e q a alguns de Seos Parentes se thinha visto o Rabo andando a nadar. Isto o q achei, vmce sendo servido dará conta ao Sto Tribunal, adevertindo que procurando Eu debaixo de segredo, e jura-mto a Agosto Lopes soltro fo de Maria de Abrantes va deste mo Luguar, se sabia alguma Couza do Refferido, guardou tam pouco o segredo, q Loguo o foi - Revellar ao do Joze Paẽs, o qual dis me de de-nunciar, por tirar tal Informaçam sem licença do Sto Tribunal. Esta a verdade vmce fará o que for servido.

hoje 22 de Agto de 1765 eta O Pe Joze d Almda Furtado

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Download XMLDownload current view as TXTSentence view